Crescimento em ambiente internacional

Rafael Kirsneris

10/7/20241 min read

Além de crescimento nacional, seu negócio pode ter oportunidades fora do Brasil, explorando novos mercados fora das fronteiras.

Existem diversas opções empreendedoras para sua empresa expandir além-mar.

Conhece as principais?

1) Exportação indireta: ter um comprador estrangeiro no mercado nacional que "leve" seus produtos e serviços para fora

2) Exportação direta: ter sua representação ou canal em terras internacionais

3) Licenciamento: concessão de patente para terceiro já atuante em mercado explorar mercado estrangeiro

4) Turn-key: aportar a estrutura tecnológica e de produção para proprietários locais do território que deseja adentrar

5) Contratos de gerenciamento: aporte de técnicas e capacidades de gestão a uma empresa estrangeira adquirente destas

6) Participações minoritárias ou majoritárias: enquanto a compra de posição minoritária ajuda a ter poder de influência para poder adentrar mercado internacional, a majoritária transfere o controle administrativo de empresa offshore

7) Joint-ventures (JVs): juntar-se com outra empresa nternacional para formar uma terceira de atuação no mercado almejado

8) Fusão e aquisição: controle total. A depender da estratégia de M&A, pode ser para aumentar poder de mercado, solidificar cadeia de suprimentos ou ainda entrar em um novo mercado já consolidado de maneira mais rápida.

Nós, da Revenue Partners, somos especialistas em expansão de mercado, não apenas nacional, mas também internacional.

Quer saber mais em como podemos ajudar seu negócio? Chame-nos para conversar!

-----------------------------------------------------------------------

Sobre o autor: Rafael Kirsneris, executivo-sênior com mais de 20 anos de experiência profissional em planejamento, desenvolvimento de negócios e canais, tanto em multinacionais quanto startups. Com ampla experiência em liderança e projetos multifuncionais, é especialista em modelagem de negócios, growth e implementação comercial.