
Principais erros na contratação de uma consultoria
Consultoria não é apenas um deck de slides bonitos
Quem vem de grandes corporações já deve ter se deparado com aqueles projetos grandiosos, dispendiosos e que, no fim, todos enxergam como um mero book de slides e gráficos que são reaproveitados em diversos materiais.
O que pouca gente sabe é que, muitas vezes, a contratação de uma consultoria pode dar-se de maneira errada, gerando a falsa percepção de que não foi entregue o devido valor.
Na nossa experiência, elencamos 4 motivos principais que geram esta visão negativa:
1) O projeto não foi bem delimitado, ou seja, a necessidade real não estava clara. Problema mal definido gera escopo e entregas incorretas, sem o devido valor
2) Apenas uma necessidade de chancela necessária. Muitas vezes, o caminho já está definido pela própria contratante, mas ela necessita de um carimbo de terceiro. No fim, a sensação é que é apenas "mais do mesmo", um puro branding
3) Consultoria em "voo solo". Por mais que um consultor exija autonomia, ele também precisa de acompanhamento e checkpoints de alinhamentos. Deixar uma equipe consultiva sem apoio, sem acesso a informações ou navegando às cegas, já diria Caetano Veloso, é deixar "caminhando contra o vento, sem lenço e sem documento"
4) Orçamento incorreto. Um projeto de consultoria bem desenhado prevê etapas críticas, com seu devido tempo e investimento necessário. Retirar etapas, simplificar temas ou ainda cortar verba de entregáveis críticos, com certeza, prejudicará a entrega.
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Sobre o autor: Rafael Kirsneris, executivo-sênior com mais de 20 anos de experiência profissional em planejamento, desenvolvimento de negócios e canais, tanto em multinacionais quanto startups. Com ampla experiência em liderança e projetos multifuncionais, é especialista em modelagem de negócios, growth e implementação comercial.
