
Você está preparado para 2025?
O que esperar para 2025?
A Revenue Partners, em conversas com executivos e estudos sobre o setor, traz as cinco principais tendências que ditarão os principais rumos dos negócios para o ano que vem:
1. Transformação digital: continuará sendo o principal vetor de transformação econômica. O mercado global de inteligência artificial, por exemplo, deve alcançar US$ 190 bilhões até 2025, segundo a Grand View Research, alimentando setores como saúde, finanças e manufatura. 5G continuará expandindo junto a IoT, mas agora temos o elemento da computação quântica surgindo, com impactos diretos em produtividade, inovação e conectividade.
2. Sustentabilidade e a economia verde: prioridade estratégica, impulsionada pelo compromisso global de atingir emissões líquidas zero até 2050, com marcos intermediários ainda em 2025. Investimentos em energia limpa devem ultrapassar US$ 2 trilhões globalmente, segundo o World Economic Forum. Oportunidades para veículos elétricos e energias renováveis.
3. Mercados emergentes e cadeia global: o crescimento econômico global para 2025 é projetado em 3% ao ano, segundo o FMI, impulsionado principalmente por mercados emergentes na Ásia e na América Latina. Foco para setores de saúde e comércio eletrônico.
4. Modelos de trabalho e qualidade de vida: consolidação do modelo híbrido de trabalho (foco em saúde mental e equilíbrio profissional x pessoal) e uso acelerado de IA. Estima-se que a automação e a inteligência artificial criarão 97 milhões de novos empregos globalmente, mas 85 milhões podem ser substituídos, segundo o World Economic Forum.
5. Diversidade e inclusão: deixarão de ser apenas pautas sociais e se consolidarão como imperativos econômicos. Empresas com equipes diversas têm 36% mais chances de superar seus concorrentes em lucratividade, conforme pesquisa recente da McKinsey.
Sua empresa está preparada para estes desafios?
-----------------------------------------------------------------------
Sobre o autor: Rafael Kirsneris, executivo-sênior com mais de 20 anos de experiência profissional em planejamento, desenvolvimento de negócios e canais, tanto em multinacionais quanto startups. Com ampla experiência em liderança e projetos multifuncionais, é especialista em modelagem de negócios, growth e implementação comercial.
